Nossa Estrutura

Veja abaixo as informações da página Nossa Estrutura

O SAMAE – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de São Francisco do Sul é uma Autarquia criada através da Lei Municipal nº 422, de 01 de novembro de 1968, na gestão do então prefeito, Sr. Celso Amorim Salazar Pessoa.

A Estação de Tratamento de Água tratava 10 litros de água por segundo, volume suficiente para atender pouco mais de seis mil pessoas. Nos dias de hoje esta capacidade seria suficiente para atender não mais que um pequeno bairro da cidade.

Naquela ocasião contava com 06 (seis) colaboradores.

Em 1996 o SAMAE foi precursor na implantação de uma tubulação de mais de quatro quilômetros de extensão, da ilha até o continente, submersos sob o mar da Baía Babitonga, para captação de água bruta para tratamento.

 

 

 

Em Janeiro de 2015, na gestão do Prefeito Sr. Luiz Roberto de Oliveira, houve a concessão dos serviços de água e esgoto do Município, onde o mesmo passou a ser gerido e executado, através do Contrato de Concessão para Prestação dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário CP  056/2014, pela empresa ÁGUAS DE SÃO FRANCISCO DOS SUL, pertencente ao grupo AEGEA/EQUIPAV.

À época, o SAMAE contava com 58 servidores ativos.

Tinha capacidade nominal de tratamento de 120 litros de água tratada por segundo, suficientes para abastecer uma população de pouco mais de 57 mil consumidores.

CAPTAÇÕES

O Município possuía seis pontos de captação de água bruta, sendo três no continente e três na ilha.

Continente:

  • Rio Saí Mirim – localizado na Estrada Geral da Serrinha, no bairro da Vila da Glória. Este ponto de captação é o principal fornecedor de água bruta para a indústria Arcelor Mittal Vega.
  • Captação do Alegre – neste local a água bruta é captada em pontos que fazem parte de uma cachoeira, aonde a água ali captada apresenta características como cor turbidez baixas, sendo esta água cristalina.
  • Captação da Rita – este ponto de captação de água bruta, já foi responsável pelo abastecimento de navios da marinha brasileira, durante a segunda guerra mundial. Após a estrutura montada no local, passou a ser utilizada para captar água bruta, que passaria a ser tratada na estação de tratamento de água que abastece todo o município de São Francisco do Sul.

Ilha:

  • Rio Laranjeiras – sua barragem fica localizada aos fundos da área, aonde fica instalada a estação de tratamento de água. É um dos principais pontos de captação de água bruta.
  • Rio Olaria – localizado próximo a estação de tratamento de água, apresenta um bom volume de água armazenado em sua barragem.
  • Rio Cardoso – apesar de apresentar baixa vazão de água, em relação aos demais pontos, possui água bruta de boa qualidade e quando o volume de água captado não está sendo utilizado na estação de tratamento de forma direta, seu volume é direcionado a barragem do Rio Laranjeiras.

 

ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA

  • ETA Laranjeiras – maior estação de tratamento do SAMAE, tendo a capacidade nominal de tratamento de 120l/s. É responsável pelo abastecimento de água para toda a cidade de São Francisco do Sul, com exceção da Praia do Ervino e Vila da Glória.
  • ETA Arcelor Mittal Vega – responsável pelo abastecimento de água para a indústria Arcelor Mittal Vega. Possui capacidade para tratar até 60l/s.

 

RESERVAÇÃO

O SAMAE possuía um total de 9.300m³ de reservação de água, sendo distribuídos da seguinte forma:

  • Arcelor Mittal Vega – reservatório com capacidade total de 4.000m³. Aonde 2.000m³ são destinados ao fornecimento a indústria e os outros 2.000m³ ficam armazenados para uso em caso de incêndio.
  • Região Central – total de 2.500m³ divididos em três reservatórios de alvenaria com capacidade de 500m³ de reservação e outros dois reservatórios com capacidade de reservação de 1.000m³ cada;
  • Região dos Balneários – Total de 2.800m³ de reservação de água tratada. Sendo dividido em três reservatórios de 100m³, 1.500m³ em alvenaria e no final do ano de 2014, foi inaugurado um novo reservatório* construído em aço vitrificado com capacidade de reservação para 2.300m³;

* Reservatório de água tratada localizado na localidade do bairro Sandra Regina, aumentando a capacidade de reservação e distribuição de água tratada para a região dos balneários. Este reservatório não chegou a ser utilizado pelo SAMAE, devido a repentina concessão dos serviços de água.

 

ATUALMENTE

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – SAMAE em sua nova gestão vem colocando em prática o estabelecido no Contrato de Concessão, cláusula 22, item 22.2, que trata:

 

22.2 A gestão, o controle e a fiscalização do Contrato de Concessão, serão realizadas, em nome do Poder Concedente, diretamente pelo SAMAE de São Francisco do Sul, a quem competirá observar o cumprimento, por parte da Concessionária, das obrigações, das metas e dos deveres previstos no Edital e neste Contrato de Concessão.

Sua nova estrutura se encontra da seguinte forma: Direção, Recursos Humanos, Faturamento, Compras/Licitações, Contabilidade/Financeiro e Fiscalização.

A aquisição de bens e a contratação de serviços necessários para o funcionamento do SAMAE, continuam sendo realizadas pelo Setor de Compras da Autarquia.